Quem nunca mentiu na vida?Difícil de responder. A mentira é um vicio? E uma aprendizagem? O senso comum diz existir a mentira branca, será que mentira tem cores? A mentira branca é aquela que não prejudica alguém? Toda mentira tem a função de faltar com a verdade. Segundo a abordagem comportamentalista a mentira é aprendida. Como? Por meio de contingências de reforço negativo,punição e modelo.

O que significa reforço negativo– É uma contingência que implica em o indivíduo emitir uma resposta que remove um estimulo aversivo. Por exemplo,quando saio de casa o sol esta quente, para remover o sol nos olhos coloco óculos escuros. O sol é o estimulo aversivo, a resposta e colocar o óculos escuro que irá aumentar de frequência sempre que eu sair e o sol estiver quente.  O reforço negativo gera dois comportamentos, fuga e esquiva. Primeiro aprendemos a fugir depois esquivar.

A punição é apresentação do estimulo aversivo após a emissão da resposta. Por exemplo, a criança faz birra e apanha. Ou pode ser pela retirada de qualquer reforço positivo. Por exemplo, o adolescente tem de devolver o carro do pai as 12 horas. Quando chega mais tarde, fica sem usar o carro por uma semana.

O modelo, é quando a criança tem os pais ou outra pessoa que cuida dela, que minta. A criança passa a ter o mesmo comportamento. As vezes a mãe pede a criança dizer no telefone que não está em casa, sendo que a mesma está mentindo.

Estes tipos de contingências geram condicionamentos que  traz vários prejuízos para as pessoas em seus relacionamentos.

Muitas queixas que escutamos no consultório ao verificarmos a história de vida da pessoa observamos que muitos comportamentos inadequados estão sob o controle dessas contingências, claro que somadas com outras variáveis, porque quando estamos diante de história de vida de uma pessoa as variáveis são somadas. Mas é notório as vezes que estão presente as contingências acima citadas quando se trata da mentira.

Na nossa Era do século XXI, presenciamos muito o uso da  mentira. Porque a ética está sob o comando do “ vence quem for mais forte”, do Relativismo, as custas do prejuízo de sabe lá de quem… Na política, em todas as formas de relacionamentos, a mentira está presente.

Quem mente mais o homem ou a mulher? Penso não haver diferenças, vai depender muito da educação, aquela que chamamos de berço, sendo assim não depende do sexo, mas da educação que a pessoa teve, dos condicionamentos.

Na Religião a mentira é tida como pecado. O que é o pecado? Tudo que o homem faz e seja contrário aos dez mandamentos, e aos pecados capitais como gula, preguiça, orgulho, vaidade, luxuria. Segundo a religião, estes pecados capitais quando cometidos e não reparados impede o homem de desenvolver as virtudes. Já dizia Santo Agostinho “que as virtudes são: paciência, caridade e amor”, e os pecados capitais ficam enraizados nas pessoas e não as deixa caminhar na sua espiritualidade. Sendo assim os indivíduos ficam  sentindo um vazio espiritual.Tudo em nossa vida precisa ser cultivado, assim como as plantas, porque se assim não ocorrer vamos prejudicar a nós mesmos e nossos  relacionamentos.

Marisa Pereira – Psicóloga – Brasília

 

Temas relacionados: A Importância da Psicologia; Ser Psicólogo  ; 6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Programação Neurolinguística ou PNL: O que é? ; Como Ser um Perito a Detetar Mentiras?

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários