Muito se fala e se confundem os conceitos de personalidade e identidade, mas quais são as principais semelhanças e diferenças?

Ao longo do tempo, os conceitos de personalidade e de identidade, confundem-se pelo senso comum, porem ambas são conceitos muito diferentes, entre si.

Personalidade: O conceito de personalidade é complexo, podemos encontrar varias definições, originadas em várias teorias ou mesmo várias “escolas de pensamento”. Não existe uma definição exata e completa, tendo em conta as várias teorias e as várias perspetivas existentes.

De forma generalista e resumida, personalidade é uma organização interna e dinâmica do sistema psicológico, com todos os seus componentes. Esta mesma organização define padrões relativamente coerentes de comportamentos, atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções. Esse padrão embora alterável, constrói-se e reconstrói-se de forma gradual. Os elementos e componentes que a vão constituindo, inicialmente é mais um elemento mas posteriormente contribui para a integração do próximo componente ou experiência.

A personalidade é:

  • Uma organização, um todo, funcionando como um conjunto e não como um conjunto de partes individuais.
  • Dinâmica, embora geralmente não se altere radicalmente, está longe de ser considerada estática ou mesmo imutável
  • Psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e os seus processos.
  • O “filtro” entre a pessoa e o mundo, definindo a forma como se relaciona com o mundo interno e externo.
  • Um constructo analítico e abstrato, não existindo fisicamente, expressando-se unicamente em padrões de comportamento, pensamento e emoções.

Identidade:

A identidade é o conjunto total das nossas características próprias que nos fazem únicos e exclusivos, diferentes de todos os outros seres humanos e todos os outros animais.

O que nos faz únicos e exclusivos do resto das pessoas são muito mais que características psicológicas. A identidade é o conjunto de características, psicológicas, físicas, culturais, etc. Não existe uma identidade perfeita, mas sim uma identidade mais ou menos adaptada ao meio envolvente.

A Identidade é o que nos define quem somos, bem como a nossa missão. Ela diz aos outros e a nós, quem somos e para onde vamos. Identidade é única e absoluta em si mesmo. Não tem sentido encontrar duas pessoas com identidades semelhantes, podemos encontrar pessoas que partilham a mesma cultura, de personalidades semelhantes, fisicamente semelhantes, etc. mas não a entidade.

Em termos de comparação a personalidade é um conjunto de elementos e componentes psicológicos, enquanto a identidade é o conjunto de elementos, sendo a personalidade um deles.

Existem instrumentos que avaliam a personalidade, mas não que avaliam a identidade.

E você, conhecia a diferença?

Temas relacionados: 12 Crenças Irracionais de Ellis ; Psicopata: 7 Características Centrais ; Psicosomáticas: Doenças e Sintomas ; 5 Princípios Fundamentais na Educação para a Resiliência ; Amizade: Importância Psicológica e Características ; Esquemas Mal Adaptativos de Young: Introdução; Afinal, o que é a Auto-Estima?; Timidez: Causas e Implicações; Personalidade: Origem e Estrutura

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!