Os homens e as mulheres possuem capacidades cognitivas diferentes, consequentemente interpretam a realidade de forma diferente e comunicando de forma distinta. Psicólogos encontraram várias diferenças significativas entre géneros.

 

Comunicação Linguagem não-Verbal

A comunicação é essencialmente não-verbal, é muito mais que um conjunto de palavras, aliás, a linguagem não-verbal sobrepõe-se ás palavras. A linguagem não-verbal é o conjunto de movimentos corporais, tom de voz, timbre, etc. Segundo os psicólogos, as mulheres são melhores que os descodificadores da linguagem não-verbal que os homens, consequente são potencialmente melhores a detetar mentiras.

 

Perceção Visual

Ao contrário do que se pensa e dos preconceito de género, confirmado por várias investigações, perante fotos de nus, os homens olhavam primeiro para a face do que para o resto, já as mulheres olhavam primeiro para as “zonas proibidas” e a face era secundária. Além de que os homens identificam mais facilmente a beleza que as mulheres.

 

Memórias Diferentes

Possivelmente derivado a diferenças na estrutura e configuração da atenção, tm consequências indiretas na memória. Estudos comprovam que os homens possuem memória menos boa que as mulheres.

 

Tolerância à Dor

Não apenas no parto, mas de forma geral, as mulheres possuem maior tolerância à dor que os homens. Homens e mulheres sentem a dor de forma distinta, mas a forma das mulheres é mais tolerável.

 

Preocupações, Ansiedade e Géneros

Em geral as mulheres interpretam a realidade de forma muito distinta à forma como os homens interpretam. Elas percecionam mais riscos e perigos que os homens, por um lado é positivo visto poderem prever e antecipar o perigo, contudo o preço pode ser muito alto, já que por consequência dessa perceção diferente, constitui uma preocupação constante o que influencia por sua vez os níveis de ansiedade.

 

Estabilidade Emocional

Sabe-se que as mulheres são mais emotivas, porém estudos adiantam que além de mais emotivas, elas possuem menos estabilidade emocional do que os homens. As mulheres possuem humor mais instável. Possivelmente derivado de serem mais ansiosas como acima foi referido.

 

Inteligências e o Género

Desde muitas décadas surgiu a discussão de qual género é o mais inteligente, homens ou mulheres. A resposta não é simples nem clara, muito menos unânime, se considerarmos a inteligência como o fator G ou inteligência Geral. Contudo com base na proposta das Múltiplas Inteligências de Gardner, é mais simples responder a essa questão. Os homens são melhores em tarefas que exijam habilidades visuo-espaciais, de raciocínio matemático e de raciocínio mecânico, já as mulheres são melhores em tarefas que exijam habilidades verbais, memória e velocidade percetual.

 

Concluindo, apesar das diferenças significativas, encontradas em inúmeras investigações, não podemos esquecer que todos as conclusões têm como base médias de grupos, logo, haverá sempre exceções ás “regras”, ou melhor, poderá haver homens e/ou mulheres que contrariem as conclusões dos estudos. Além de que, apesar de todas as conclusões possíveis e prováveis de retirar de qualquer estudo entre géneros, não é possível afirmar em nenhum momento que um dos géneros é “melhor” ou “superior” ao outro. Podemos sim dizer que perante determinadas condições, em determinado contexto determinado género pode-se adaptar melhor ao meio que outro. Todo depende da perspetiva, contexto e as capacidades ou competências nas quais nos focamos.

E para você, quais as principais diferenças entre géneros? Já conhecia ou tinha verificado estas diferenças?

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!