A Aprendizagem é essencial para o ser humano. Este processo é complexo e fundamental para nos apropriarmos da realidade, contudo esta depende de processos elementares como memorização, atenção, emoção, motivação, input sensorial entre outros. Esses processos elementares são desenvolvidos na interação da genética com o meio ambiente, assim não existem dois processos de aprendizagem iguais. É necessário então saber de que forma cada individuo aprende melhor, chamam-se perfil de aprendizagem.

De forma a simplificar a construção do perfil, iremos focar-nos em 4 parâmetros independentes, mas complementares:

Visual (80%)/Verbal (20%)– O Estilo Visual memoriza melhor as imagens, gráficos, diagramas, pondo em segundo lugar a informação falada ou escrita. Porém o Estilo Verbal, memoriza principalmente informação falada ou escrita.

Intuitivo (30%)/Sensorial (70%)– O Estilo Sensitivo, prefere encontrar a solução dos problemas seguindo um determinado procedimento ou estrutura de pensamento. Preferem a repetição e o detalhe, não apreciam surpresas ou novas estruturas de pensar. O Estilo Intuitivo, dá prioridade à descoberta de possibilidades e inter-relações, são criativos, rápidos e abstratos.

Ativo (65%)/ Reflexivo (35%)– O Estilo Ativo, compreende melhor a informação quando colabora na sua construção prática, em debates, discussões, explicando aos outros. O Estilo Reflexivo, preferem aprender refletindo calmamente sobre a informação, são tendencialmente mais lentos e preferem trabalhos individuais.

Sequencial (65%)/ Global (35%) – O Estilo Sequencial aprende de forma sequencial, dividindo-a por partes, compreendendo uma por uma e integrando tudo no final, seguindo caminhos lógicos e graduais. O Estilo Global compreende melhor a informação no seu todo. Tem facilidade em integrar os elementos de maneira nova, porém podem ter dificuldade em explicar como chegam à conclusão final.

Com estes 4 parâmetros podemos construir então um estilo de aprendizagem específico para cada individuo. Porém sabemos que adotando uma estratégia dirigida para o estilo, [Visual, Sensorial, Ativo, Sequencial] possibilita-nos abranger mais indivíduos, contudo podem-se estabelecer 16 combinações possíveis com estes 4 parâmetros.

Encontrar o perfil de aprendizagem, dá-nos a informação sobre como fazer chegar mais facilmente a informação a cada um dos sujeitos. De forma a complementar este artigo recomendo que leia (Ver Aprendizagem: 3 Regras para uma Estratégia Eficaz).

Os estilos de aprendizagem estão correlacionados com a qualidade de inteligência e obviamente com a motivação de cada um (Ver 9 Inteligências de Gardner). Visto que mais facilmente aprendemos aquilo que temos melhor desempenho ou aptidão. Refletindo-se num ciclo vicioso, com reproduções negativas e positivas. Visto que ao mesmo tempo as coisas que temos baixo desempenho, serão mais difíceis e necessitarão de mais esforço para as aprendermos.

Existem autores que introduzem outros estilos de aprendizagem ou atribuem outros nomes às várias categorias. Optei por esta visão porque na minha perspetiva me pareceu a mais completa. Para os mais interessados existem questionários que abordam este tema: temos o Questionário de Honey-Alonso e o Questionário Honey & Monford, contudo já estão devidamente adaptados e aferidos para a população portuguesa e brasileira.

 

Posts Relacionados: Psicologia Educacional; 6 Dicas para Educar com Limites ; Aprendizagem: 3 Regras para uma Estratégia Eficaz ; BIRRAS: 6 Conselhos Úteis ; Bullying: 5 Medidas Essenciais para a sua Prevenção e Controle; Hiperatividade e Défice de Atenção: Causas e Consequências

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!