MorfoPsicologia é uma área da psicologia ainda pouco popular, porém bastante curiosa. Esta é a ciência responsável por conhecer a personalidade através de características da face.

A MorfoPsicologia remonta à antiga Grécia, onde os sábios a utilizavam para estudar o comportamento humano. Durante muito tempo esta ciência foi tratada como magia ou um poder sobrenatural.

A MorfoPsicologia é a ciência responsável por correlacionar características psicológicas com características físicas. Depreende-se então, que toda a personalidade e/ou comportamento, tem um traço físico que o descreve.

A MorfoPsicologia, embora pareça quase paranormal, não o é! Até não é difícil de entender, cada emoção tem uma expressão associada e quando repetida inúmeras vezes fará suas marcas e diferenças na pele. Mas ao nível descritivo e explicativo, não é necessário saber a origem, basta ter uma amostra significativa, conhecer a personalidade (através de testes ou outras ferramentas), descrever a face e por fim correlacionar.

Na MorfoPsicologia, divide o rosto em partes, cada parte tem um significado. Porem o rosto deve ser visto como um todo, pois é mais que o conjunto de todas as partes. Existem inúmeros combinações possíveis. Mas podemos deixar alguns significados de partes do rosto:

A Personalidade na MorfoPsicologia divide-se em 3 partes:

Testa: zona da razão e do pensamento.

• Testa reta vertical: reflexão concentrada, estabilidade.
• Testa oblíqua: é a dos audaciosos e insistentes.
• Testa fugaz ou muito inclinada: impulsividade, imprevisão e mudança de humor.
• Testa abaulada: maturidade tardia, inteligência recetiva, credulidade.
• Testa redonda: falta de vigor, fantasia.
• Testa redonda “diferenciada”, isto é, bem em relevo: a testa dos pensadores, dos filósofos.
• Testa retangular: estreiteza de pensamento.

 

Olhos e nariz: zona das relações sociais e afetividade.

Olhos febris, são indício de nervosismo; fixos, de mentira; brilhantes, testemunham uma forte vitalidade, uma sensibilidade aguda; ternos, revelam a atonia, o cansaço; duros, a agressividade. A cor dos mesmos também é importante. Já o nariz revela a vitalidade, determinação, contato social, instinto.

Boca e queixo: zona de ação, na prática, do concreto.

A boca é o reflexo das necessidades, Grande é a dos grandes apetites, indício de uma necessidade de expansão e de diversidade. Pequena, ao contrário, recusa o alimento, a agressão do exterior, timidez e inibição. Se recolhida, é pouco sociável; se ela avança, você é influenciável, infantil, dependente do meio exterior.

Se a zona superior domina é privilegiado o pensamento e a teoria, pelo contrário, se a parte inferior domina, a prática e o concreto são privilegiados

A forma do rosto também é significativa, com base nos princípios de Hipócrates, definiram 4 tipos distintos. Rosto em forma de losango– de inteligência abstrata, demasiado sentimental, otimista, amante da vida e da noite; rosto redondo – lento, dorminhoco, calmo, prático, positivo, perspicaz, prudente e organizado; rosto triangular– espiritual, ansioso, agitado, irritável, hipocondríaco, de inteligência abstrata e intuitiva; rosto retangular quadrado- prático, orgulhoso, suscetível, grande capacidade de trabalho, de inteligência equilibrada.

A simetria também é fundamental, o lado direito representa a extroversão e relações com os outros, enquanto o lado esquerdo a introversão e a relação connosco próprio. A assimetria corresponde à ambivalência de sentimentos e emoções.

Atualmente já existe entidades de formação e até formação superior em MorfoPsicologia, embora raras e pouco divulgadas.

E você, que lhe diz o seu rosto?

Temas relacionados: 12 Crenças Irracionais de Ellis ; Psicopata: 7 Características Centrais ; Psicosomáticas: Doenças e Sintomas ; Amizade: Importância Psicológica e Características ; Afinal, o que é a Auto-Estima?; Personalidade: Origem e Estrutura ; Como Ser um Perito a Detetar Mentiras

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários