A Psicologia e Psicoterapia, ao longo do tempo, vêm sofrendo alterações e tendências, nas abordagens e intervenções. Qual será o futuro da Psicologia e Psicoterapia?

Ao longo do tempo a psicologia e psicoterapia têm sofrido alterações, não apenas nas mudança da abordagem predominante, mas também alterações dentro de cada uma das abordagens.

Todo o conhecimento sofre alterações, evolução, desenvolvimento, logo, a psicologia à semelhança com o restante conhecimento, desde o momento que surgiu até ao momento atual tem sofrido alterações, pudesse assumir como uma constante evolução positiva.

As mudanças da psicologia e na respetiva intervenção, estão relacionadas diretamente com as mudanças da sociedade, ao nível cultural, económico, tecnológico, etc. Podemos dizer que o conhecimento e a sociedade são reflexos, produtos e produtores mútuos.

Quanto mais adequado às características da sociedade, mais valorizado será o conhecimento, assim sendo, o conhecimento têm que ser flexível e mutável, sem a existência de dogmas, caso contrário, será uma questão de tempo tornar-se obsoleto.

A Psicologia e a as respetivas terapias, também sofrem alterações. Não apenas na intervenções, mas também nas abordagens predominantes. No atual presente, existem várias tendências das abordagens futuras, as terapias e psicoterapias.

O Top 5 das abordagens futuras:

1º Terapia Cognitivo-Comportamental

2º Terapia Multicultural

3º Terapia Cognitiva (Beck)

4º Terapia Interpessoal

5º Ecletismo Técnico (abordagem integratista)

 

O Top 5 das Intervenções Terapêuticas:

1º Envio de Tarefas para casa

2º Prevenção da recaída

3º Utilização da realidade virtual

4º Técnicas de Resolução de Problemas

5º Uso do computador

 

O Top 5 do Tipo de Terapeuta:

1ºTerapeutas ao Nível do Mestrado

2º Serviço de terapia pela Internet

3º Assistentes sociais clínicos

4º Serviços terapêuticos pelo telefone

5º Terapeutas Sistémicos (mestrado)

 

O Top5 de Formatos de Psicoterapia:

1º Terapias Breves

2º Grupos psicoeducacionais para perturbações específicas 7

3º Intervenção em crise

4º Terapia de Grupo

5º Terapia conjugal/casal

 

(retirado e adaptado do livro Métodos de Seleção de Tratamento: O melhor para casa Paciente)

 

É importante referir que tendências são indicações presentes de como será o futuro e não o futuro em si. Assim, apesar de todas as certezas presentes, nunca saberemos com exatidão como será a realidade do futuro.

As tendências são uteis, na medida que podem dar indícios para sustentar-mos nas nossas escolhas e decisões. Contudo, escolhermos de acordo com a tendência não nos garante que iremos escolher “certo” mas aumenta as nossas probabilidades.  Uma mudança radical no conhecimento ou na sociedade ira consequentemente alterar radicalmente as tendências.

Contudo esta informação pode ser útil, para os profissionais em psicologia definir as abordagens e as intervenções em quais investir mais no seu futuro.

 

E você, o que acha das tendências da Psicoterapia?

Posts Relacionados: A importância da PsicologiaCérebro: Masculino Vs Feminino ; Birras: 6 Conselhos Úteis; Aprendizagem: 3 Regras para uma Estratégia Eficaz ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano; Atividade Física: Benefícios Psicológicos ; Síndrome de Pânico: Causas e Implicações ; Medo e Fobia: Diferenças e Semelhanças ; Síndrome Burnout: Causas e Implicações

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!