Tempo de resposta é dos pontos mais abordados quando o tema é condução alcoolizada e em muitos desportos. Mas é muito mais que isso, ele representa um reflexo da nossa estrutura e funcionamento cerebral. Desta forma existe necessidade de aprofundar um pouco mais sobre este tema.

O Tempo de Resposta está relacionado com a forma como processamos a informação. Este representa uma serie de Etapas do processamento de Informação:

1ºPercepção – Compreensão do acontecimento, refiro-me a um objeto a cair, algo a aproximar-se, queimar-se, ouvir um grito, etc. Este processo envolve processos como : a memória, identificação de objetos e/ou situações.

2º Decisão/Reação – Decidir o que vai fazer ou como reagir perante determinada situação, estou-me a referir a: travar o carro, tirar o dedo do fogo, agarrar o objeto a cair ou a criança que vai correr para a estrada, etc. Este processo implica principalmente : juízo, já que por vezes existe mais que uma decisão possível correta, tem de se ponderar qual será a melhor; memória, capacidade de identificar situações e aprendizagens passadas importantes para a decisão; planeamento, como fazer o que se está a pensar fazer.

3º Tempo de Movimento– Execução física resultado da decisão/reação. Este último processo implica essencialmente coordenação motora, que irá de encontro ao planeamento da 2ª Etapa.

Todo este processo decorre em aproximadamente um terço de segundo. Incrível a velocidade de processamento de informação do nosso cérebro.

É importante referir ainda que em casos de perigo extremo, o inconsciente domina quase todo este processo, refiro-me à 1ª e 2ª etapa. Apenas tomamos consciência na 3ª etapa, quando estamos a reagir. Óbvio que nestes casos não mobilizamos tantos recursos, porém torna-se ainda mais rápido, até antecedendo à consciência. Mas como tudo ocorre em milésimas de segundo e muitos de forma inconsciente, dificilmente nos damos conta dos processos que estão a decorrer.

Na pergunta: Perante um leão, tens medo e foges ou foges e tens medo? Como vimos, no perigo extremo a consciência antecede à reação, logo, primeiro fugimos só depois temos medo. No mínimo, curioso.

Da 1ª etapa para a 2ª, chama-se tempo de reação e depende de vários fatores, como: a fadiga, a ingestão de substâncias, o stress, a temperatura, ruído, etc. É este tempo que aumenta no consumo de álcool e supostamente diminui com o consumo de substâncias energéticas como o café. O “canal” sensorial também influencia o tempo de reação, sendo o input cutâneo (140ms em média), o sonoro (150ms em média) e o visual (180ms em média). Óbvio que a 3ª Etapa depende da complexidade motora que é exigida, mas por norma, as 3 etapas não ultrapassam os 400ms.

O Tempo de Resposta no humano normal está entre os 200ms e os 400 ms.

Mesmo não sendo unânimes, existem estudos que indicam que tempos de resposta muito baixos em crianças podem refletir a existência de problemas neurológicos, contrariamente em idosos podem refletir longevidade das capacidades cerebrais. Mas decerto, é um pouco do reflexo do nosso processamento de informação, por consequência, muitos testes de inteligência têm-no integrado na sua composição.

Deixo então um  SOFTWARE, para quem quiser avaliar o seu tempo de resposta e tirar as suas conclusões. Necessita de WinRar para descompactar. Qualquer dúvida, entre em contacto.

Qual o seu menor tempo de resposta? Na sua atividade o tempo de resposta é importante?

Temas relacionados: A Importância da Psicologia; Ser Psicólogo  ; 6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Programação Neurolinguística ou PNL: O que é?; Como Ser um Perito a Detetar Mentiras

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Sem Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Viviane Cândido da Silva diz:

    Boa tarde Jorge Elói, meu nome é Viviane.Estou precisando fazer um trabalho a respeito do tempo de reação,achei o software que você disponibilizou muito interessante,eu fiz o teste.
    Gostaria de saber se você pode me indicar a bibliografia a qual eu poderia fundamentar este teste e meu trabalho,ainda estou no 3° período de psicologia.
    Em meu trabalho precisarei apresentar gráficos,hipótese,variáveis dependentes e independentes.Este trabalho deve ser feito em cima de um outro trabalho já apresentado,para que possa ser replicado.

    Gostaria de receber uma ajuda,conselhos,obrigado.