Mensagem Subliminar é o nome que se dá a mensagens que não são captadas diretamente pelos sentidos e pelo processo de atenção consciente. A mensagem entra assim num processamento inconsciente, alterando vontades, gostos e até mesmo personalidade.

Atualmente o conceito de Mensagens Subliminares, tem quase o estatuto de Lenda Urbana. A origem do conceito Mensagem Subliminar, remota a 1957, a um especialista de marketing James Vicary. Este, numa projeção de cinema, introduziu mensagens no meio de das imagens do filme. Os slides passavam a uma velocidade de 1/3000 por segundo, introduziu as mensagens “Coma Pipocas” e “Beba Coca-Cola”, as mensagens apareciam na tela 17 milésimos de segundo. Ninguém leu a mensagem, dificilmente alguém percebeu a sua existência, porém a mensagem foi processada de forma inconsciente, proporcionando um surpreendente aumento nas vendas de pipocas em 57.7% e de coca-cola em 18.1%.

Comprovaram ainda de que imagens, símbolos, ícones invés de verbais, possuem um efeito mais eficaz. Além de que mostrando as imagens na parte esquerda do campo visual, potencializava o efeito. Devido à anatomia do cérebro humano, projetar mais rapidamente a informação vinda de um dos lados do campo visual, no hemisfério do lado oposto. E o hemisfério processador das imagens é o direito, daí a projeção na parte esquerda do campo visual (Ver NeuroPsicologia: O Cérebro Humano) .

Existem outro tipo de Mensagens Subliminares, que ao contrário com as já referidas acima, estas são captadas e processadas inconscientemente, não pela velocidade, mas pela “camuflagem”. A mensagem não é compreendida como tal, mas sim como uma simples imagem “inocente”.

O olho humano apenas capta conscientemente imagens a uma determinada velocidade, tudo o que passa essa velocidade passa diretamente para o inconsciente. O cérebro humano processa 400 biliões de bits de informação por segundo, mas apenas somos conscientes de 2000. Isto é, o cérebro humano é predominamente inconsciente, a maioria do seu funcionamento e do processamento e captação de informação escapa à consciência.

Uma das bases teóricas que apoia e deu origem à explicação psicológica destas mensagens, é a psicanálise de Freud. Este introduziu o conceito de inconsciente, foi o primeiro a afirmar que o funcionamento do ser humano é essencialmente inconsciente. Assim o próprio sujeito desconhece as origens das suas necessidades, comportamentos e impulsos.

Estudos recentes mostram que o efeito das mensagens subliminares pode ser limitado, visto que a mensagem embora não conscientes, devem ter algum significado ou relação com as necessidades e personalidade do público-alvo. Isto é, a um público-alvo que não tem sede, por mais imagens ou mensagens que o recetor receba, dificilmente terão algum efeito.

Contudo, em alguns países, já foi criada legislação proibindo o uso deste tipo de mensagens, visto que violam a ética não apenas na concorrência como na venda.

Mesmo com legislação que proíba a sua utilização e estudos que indicam que os efeitos das mensagens subliminares são limitados, existe na minha perspetiva uma serie de afirmações, suposições, interpretações erradas e infundadas que envolve este tema. É importante referir muitas das vezes só se encontra o que se procura, as pessoas que descobrem “mensagens subliminares” em imagens que realmente não as possuem, assemelha-se ao processo de projeção (Ver Testes Projetivos: Vantagens e Implicações)…

E você, já conhecia as Mensagens Subliminares?

Artigos relacionados:  6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Programação NeuroLinguística Cérebro: Masculino Vs Feminino; ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; Marketing e Psicologia; Marketing e Psicologia: 6 Pontos para Seduzir o Verdadeiro Decisor

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói