Complexo de Superioridade: Origem e Implicações

25 de setembro de 2012 por: Jorge Elói

O Complexo de Superioridade é uma forma de sobrevalorização inconsciente que tem como objetivo compensar sentimentos de inferioridade. Mas qual a sua origem? Quais as suas implicações? E o que é um “complexo”?

Antes de mais, é importante clarificar o que é um “Complexo”. O Complexo é um conceito que nasceu na Psicologia Analítica, constituindo um conjunto de pensamentos, ideias e crenças carregadas de emoções. Portadores de uma carga energética substancial, estruturam-se como entidades autónomas. Quando ativados por causas internas ou externas, como um trauma, um choque emocional ou conflito moral, estes podem dominar o ego, dominando assim a forma da pessoa ser e estar.

O Complexo de Superioridade tem como base um mecanismo inconsciente de compensação, por reflexo de sentimentos internos de inferioridade, frequentemente despertados por críticas, rejeição, negligência. A expressão de “Complexo de Superioridade”  foi originalmente criada por Afred Adler.

Os indivíduos que manifestam o Complexo de Superioridade, projetam com frequência os seus sentimentos de inferioridade nos sujeitos que o rodeiam. Para os indivíduos com o Complexo de Superioridade, todos os que estão á sua volta são inferior a ele.

O Complexo de Superioridade pode incluir, opiniões exageradamente positivas sobre o seu valor e as suas capacidades próprias, expectativas extremamente altas em relação aos seus projetos e ações. São indivíduos, vaidosos, vestem-se de forma excêntrica e extravagante (com objetivo de focar e chamar atenções), são orgulhosos, sentimentalistas, têm tendência para questionar e desacreditar opiniões de outras pessoas, tentando impor a sua opinião, numa tentativa de dominar aqueles que considera mais fracos e menos importantes.

Muitas vezes verifica-se também, um afastamento social e isolamento do individuo com Complexo de Superioridade face ao mundo. Como forma de fugir e evitar a realidade, que o seu inconsciente tanto tem medo. O Complexo de Superioridade cria um medo extremo do individuo se confrontar com a sua própria desilusão. Quando confrontado com a realidade este vai usar todos os seus recursos, para fugir e evitar a mesma. Em alguns casos revelam-se extremamente bons comunicadores, persuasivos e com argumentos aparentemente sólidos.

O Complexo de Superioridade é uma mascara para ocultar a sua inferioridade. Um individuo que possua este complexo, frequentemente afirma que é extremamente competente ou até o mais competente, mas no seu íntimo dúvida da sua competência; frequentemente afirma que é o melhor pai (ou mãe), ou que os seus filhos são os melhores educados e competentes, quando no seu íntimo dúvida da capacidade e competência de ser pai (ou mãe).

As justificações silenciam a culpa e mante-nos convencidos que não estamos a cometer um erro.

Esta fuga extrema da realidade pode em casos extremos, originar um surto psicótico. Visto que na sua realidade ele não pode ser inferior, confrontado com esse facto origina a rejeição da realidade, dando origem a alucinações, paranoias, etc.

Curiosamente, em alguns casos, o complexo de superioridade pode coexistir num mesmo individuo com o complexo de inferioridade. São considerados por muitos autores duas diferentes expressões de uma mesma patologia, isto é, tanto o complexo de superioridade como o de inferioridade podem ter a mesma origem, porém são formas de expressar diferentes.

E você, conhecia o complexo de superioridade?

Posts Relacionados:  Descodificando o Segredo: Lei da Atração ou Efeito Pigmaleão? ; Cérebro: Masculino Vs Feminino ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; NeuroPsicologia: Linguagem ; 8 Verdades sobre o Cérebro; Hipnose ; Psicologia e Meditação: Um Instrumento Complementar ; Aprenda a Meditar em 6 Passos ; Inconsciente: O local das “Verdades”? ; 8 Mecanismos de Defesa

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Jorge Elói

facebooktwittergoogle plus

Residente no distrito de Leiria. Fundador e Criador do Espaço Psicologia Free. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação, Hipnoterapeuta Certificado, Certificado Internacional em Coach, Formador. Conhecimentos de programação e Webdesigner. Experiência na Área de Marketing e Comercial. Adora jogging, futebol, xadrez, aprender e uma boa conversa. Curioso, criativo e empreendedor!




Sair da Resposta