Ciúme: Qual a sua Origem?

7 de setembro de 2012 por: Jorge Elói

O Ciúme é um sentimento que toda a gente pelo menos uma vez experimenta durante a sua vida. Mas o que é o ciúme? E qual a sua origem?

O Ciúme é uma reação complexa, composta por um conjunto de emoções e sentimentos negativos face a uma ameaça real ou imaginária à qualidade de uma relação significativa ou até mesmo ao fim dessa mesma relação.

Para existir ciúme tem que existir necessariamente 3 ou mais pessoas. A pessoa que tem ciúme, a pessoa com quem se relaciona e a pessoa que ameaça por fim à relação entre o ciumento e a pessoa com a qual este se relaciona. Em outras palavras, o ciúme é o medo de perder a pessoa de quem se gosta para outra pessoa.

O ciúme pode ter muitas explicações e origens:

Complexo de Édipo – Para muitos psicólogos, o ciúme tem origem na persistência de mecanismos psicológicos infantis. O Complexo de Édipo (Ver Afinal, o que é o Complexo de Édipo?) pode ser considerado o primeiro episódio de ciúme em nossas vidas, e este é fundamental ser superado com sucesso, isto é, é importante a criança ser “frustrada”, visto que ambiciona o amor omnipresente da mãe que teve desde o início e de súbito “surge o pai” que fica com a mãe e leva esse amor com ele. Esta frustração e “perda imaginária” é fundamental para a criança perceber que a mãe não lhe pertence. No caso de um complexo de édipo mal resolvido, a criança vai-se assumir como “dona da mãe”, replicando este padrão relacional para sua idade adulta, sendo “dono da mulher”, originando o ciúme.

Falta de Confiança no Parceiro – Muitas vezes o ciúme surge por falta de confiança do parceiro. O facto de acreditarmos que o nosso parceiro não gosta de nós o suficiente, ou se suspeitamos que gosta de outra pessoa, mesmo quando não existem provas. Têm origem na falta de confiança que o ciumento tem na outra pessoa, tenha esse pensamento provas ou não.

Falta de Autoconfiança – Talvez o motivo mais frequente, muito difícil de perceber e quase impossível de assumir. Muitas vezes camuflado com a falta de confiança no parceiro, quando na verdade é o ciumento que não tem confiança. Se alguém pensa que não tem valor, facilmente questiona as pessoas que lhe encontram esse valor. Aliás quando uma pessoa acha-se: má, sem valor, sem qualidades, um mau marido, irá necessariamente pensar que facilmente é possível encontrar melhor. Neste caso, dificilmente se assume essa perceção desvalorizava, encobrindo-a com falsos argumentos.

Projeção – Na psicologia, especialmente na Psicanálise, a projeção constitui um mecanismo de defesa fundamental do ser humano. Este processo de forma inconsciente, faz atribuir ao outro defeitos de si próprio. Logo, se somos capazes de cometemos uma traição, o outro também irá ser capaz. Em vez de se basear na realidade, o ciumento, como um ser egocêntrico, foca-se unicamente em si próprio, assumindo muitas vezes que todos são como ele.

É importante referir que o ciúme é uma reação ao medo da perda, mas curiosamente os comportamentos e atitudes que resultam dessa reação podem contribuir significativamente para essa perda. Um ciumento, é dependente ou faz o outro dependente de si, viola a privacidade e os limites da pessoa que não quer perder, ambiciona uma relação funcional com a outra pessoa, etc. Independentemente se o medo era de uma perda imaginária, provavelmente todos estes comportamentos originados pelo medo, irão provocar uma perda real.

E você, tem ciúme?

E você, o que acha de Freud e do Complexo de Édipo?

Temas relacionados: A Importância da Psicologia ; 12 Crenças Irracionais de Ellis ; Psicopata: 7 Características Centrais ; Esquemas Mal Adaptativos de Young: Introdução ; Psicologia Clínica e a Relação Terapêutica ; BIRRAS: 6 Conselhos Úteis ; 12 Crenças Irracionais de Ellis; Afinal, o que é a Auto-Estima?

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

Jorge Elói

facebooktwittergoogle plus

Residente no distrito de Leiria. Fundador e Criador do Espaço Psicologia Free. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação, Hipnoterapeuta Certificado, Certificado Internacional em Coach, Formador. Conhecimentos de programação e Webdesigner. Experiência na Área de Marketing e Comercial. Adora jogging, futebol, xadrez, aprender e uma boa conversa. Curioso, criativo e empreendedor!




Sair da Resposta