7 Memórias do Ser Humano

25 de maio de 2012 por: Jorge Elói

O processo de memória humano é considerado o motor central da aprendizagem. Sem ele não poderíamos fazer novas aprendizagens nem ter acesso ao já aprendido, como o eu acontece com os casos de amnésia. Actualmente conhecem-se vários tipos de memória, muito distintos no processamento, função e área do cérebro associada.

Existem vários processos de memória, fundamentais ao funcionamento do humano normal, e sem eles não conseguiríamos fazer a nossa vida normal. A memória influencia inúmeros processos mentais complexos, como a linguagem, a escrita, a inteligência, a criatividade, etc.

A memória mais popular é a memória episódica, representa onde todas as nossas experiências ficam guardadas. Porém existem outros tipos, igualmente importantes de memória:

Memória sensorial – Onde o processo de interação com o mundo começa, é a capacidade de os nossos sentidos visuais e auditivos perceberem a informação, de forma a existir continuidade à nossa perceção. Esta memoria é muito rápida (menos de  segundo), escapando muitas vezes, à nossa consciência.

Memória a curto prazo – Também chamada memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo. As ordens do chefe ou as tarefas que fogem à rotina. Esta pode durar entre segundo a horas. E

Memórias semânticas – É a memória responsável por arquivar a nosso conhecimento da realidade traduzido em palavras. A maioria dos casos de amnésia não é afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa chama-se “mesa” ou que o gato chama-se “gato”.

Memória episódica – Refere-se a onde guardamos toda a nossa experiência de vida. Lembrarmos de momentos passados deve-se à memória episódica. É a principal responsável por novas aprendizagens. Vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a ele as vezes que desejarmos.

Memória processual – Onde guardamos, as aprendizagens mais ou menos automáticas, fugindo à consciência. Essencialmente aptidões e processos motores, como escrever ou andar de bicicleta. Ninguém pensa na sequencia de movimentos que temos de executar, para que consigamos andar de bicicleta, nem se consegue descrever através de palavras como se faz. É algo automático, que foge à nossa consciência, por isso não precisamos de pensar para fazer. Alguns autores defendem ainda uma memória muscular, como a sequencia de movimentos musculares na elaboração de determinada tarefa, como lançar uma bola, fazer uma drible, etc.

Memoria visual/auditiva – Capacidade de retermos imagens ou sons a longo prazo. Especialmente desenvolvida em artistas, pintores, desenhadores ou músicos e cantores. Não é difícil identificar uma imagem ou som conhecido, porém é essencial uma boa memoria visual/ auditiva para conseguir reproduzir.

Memória Priming – Também chamada de memória de representação perceptual. Descoberta à umas décadas, e utilizada essencialmente nas neurociências. A memória Priming refere-se à rede de conhecimento, que o nosso cérebro ativa perante um estímulo, seja ele palavra, som, imagem, etc. Representa tudo o que associa-mos a determinado estimulo captado pelos nossos sentidos.

Sendo assim a memória é essencial na aprendizagem. Ela está presente na aquisição, manutenção e aperfeiçoamento de competências. Por isso, melhore a sua memória e melhorará muitas outras capacidades e competências. A memória está implicitamente relacionada com processos, como a linguagem, imaginação, criatividade, inteligência, etc. Exercite e cuide a sua memória, ela tornará uma pessoa melhor e mais competente.

 

Qual é a sua “memória” mais desenvolvida? Tem boa memória?

 

Posts Relacionados: O que não sabe sobre o Amor ; Psicologia Clínica e Relação Terapêutica; 6 Passos para Maximizar o seu Potencial de Empregabilidade ; Dinheiro, uma boa motivação? ; Psicologia das CORES ; 9 Dimensões da Criatividade

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

 

Jorge Elói

facebooktwittergoogle plus

Residente no distrito de Leiria. Fundador e Criador do Espaço Psicologia Free. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação, Hipnoterapeuta Certificado, Certificado Internacional em Coach, Formador. Conhecimentos de programação e Webdesigner. Experiência na Área de Marketing e Comercial. Adora jogging, futebol, xadrez, aprender e uma boa conversa. Curioso, criativo e empreendedor!




Sair da Resposta