O riso é uma expressão universal da espécie humana. O riso está presente em muitas das nossas conversas, e em 80% das vezes é independentemente do humor. Não rimos apenas quando estamos alegres, o riso faz parte da nossa expressão enquanto ser humanos. É muito mais que um simples gesto de simpatia.

Não aprendemos a rir. O riso, nasce connosco. É algo inato e das primeiras experiências de vida. Quando rimos, movimentamos 12 músculos. Ao dar gargalhadas movimentamos 24 músculos. Ao conversamos se damos gargalhadas em simultâneo, movimentamos 84 músculos. Sendo o abdómen o músculo mais usado durante as gargalhadas.

Desde sempre ouvimos dizer que rir é o melhor remédio, estudos recentes mostram isso mesmo. Existem inúmeros benefícios do riso. Benefícios não apenas psicológicos, mas também para a saúde em geral.

Vou então enumerar alguns dos benefícios de rir:

 

  • Rir aumenta a tolerância à dor

Estudos indicam que rir aumenta em 10% a nossa tolerância devida a libertação de endorfinas. Analgésicas, semelhantes à morfina, mas mais eficaz.

 

  • Diminui o stress

Quando estamos stressados, o riso diminuímos o stress. Esta hormona gera euforia, atenuando o mau estar físico e stress psicológico. Sendo que o riso é considerado uma resposta biológica ao perigo.

 

  • Beneficia o coração

Quando rimos o fluxo de sangue aumenta até 22%, diminuindo a doenças cardiovasculares.

 

  • Contagia e atrai as pessoas

Ao rirmos, contagiamos as pessoas que estão à nossa volta. Estudos indicam que as pessoas que riem mais, fazem amigos com mais facilidade.

 

  • Melhora o sistema imunitário

Estudos indicam que o riso não só melhora o sistema imunitário, como ao mesmo tempo se produzem mais anticorpos, diminuindo o risco de doenças e tumores.

 

  • Beneficia órgãos vitais

Estudos indicam que a terapia do riso altera para melhor a capacidade pulmonar, digestiva e músculo-esquelética. Rir cem vezes equivale a quinze minutos de bicicleta.

 

  • Melhora a autoestima

Ao rir sentimo-nos melhor connosco próprios, proporcionado melhor qualidade de vida. Profissionais de saúde cada vez mais investigam sobre o riso e os seus benefícios.

 

  • Diminui o risco de doenças mentais

O riso é um considerado um fator de prevenção em doenças mentais como a depressão. Este fato verifica-se essencialmente em idosos.

 

  • Melhora a qualidade de sono

Ao rirmos, melhoramos a qualidade de sono e diminuímos as insónias. As pessoas que riem mais, dormem melhor.

 

  • Melhora a criatividade

Rir, especificamente a capacidade de rir de si próprio, é considerado por muitos investigadores essencial ao processo de criatividade e imaginação.

 

O riso é então essencial ao ser humano, não apenas para o seu bem-estar físico e psicológico, mas também benéfico ao nível social. Na medida que ao rirmos, contagiamos os outros, fazemos mais amigos, estabelecemos relações mais fortes e douradoras.Deixo então um conselho: Ria! Ria, para pelo seu Bem-Estar.

 

E você? Gosta de rir? Ri muito?

Posts Relacionados: A importância da Psicologia ; Ser Psicólogo; Espaço Psicologia Free; O que não sabe sobre o Amor ; Psicologia Clínica e a Relação Terapêutica

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói