Como reparei que em várias comunidades de psicologia, profissionais, mas principalmente estudantes pareciam ter dificuldades em encontrar bibliografia para os seus estudos e trabalhos. Sendo assim resolvi deixar uma ajudinha para quem estiver interessado, em bibliográfica de artigos científicos, teses de mestrado e doutoramento, monografias, comunicações. Espero que seja de vossa utilidade.

Num post, com uma abordagem mais técnica, vou-me focar em fontes de bibliografia em português.

Para quem não sabe quase todas as universidades possuem um espaço onde, guardam as suas investigações. Repositório é um espaço semelhante a uma biblioteca, onde se guardam artigos científicos, teses, comunicações, tudo sobre investigação, mas tudo online e em geral livre, preparado para ser descarregado.

Em Portugal temos o RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Este espaço é constituído pelo conjunto de vários repositórios de Universidades e Faculdades portuguesas. Possui investigação e várias áreas, não apenas de psicologia. O motor de busca possui vários parâmetros de personalização, como o ano, autor, tipo (artigo, tese, etc.). Não necessita registo é fácil e simples.

O endereço é : www.rcaap.pt/

 

No Brasil existe um semelhante, a Federação de Repositórios Educa Brasil. Também se refere a um conjunto de vários repositórios de várias instituições.

O endereço é : http://feb.ufrgs.br/

 

Uma biblioteca digital do Brasil, simples e fácil de usar. Esta possui uma compilação de várias revistas científicas, essencialmente artigos científicos, mas também se conseguem encontrar comunicações. A meu ver, também com informação muito boa e fiável.

http://www.scielo.org/php/index.php

 

Existem ainda outros locais onde se podem encontrar bibliografia

http://dited.bn.pt/  – Depósito de dissertações e teses digitais

http://www.cpgss.ucg.br/home/secao.asp?id_secao=642&id_unidade=8 – Biblioteca digital de teses e dissertações.

Um dos sítios mais relevantes, porém na sua maioria artigos em inglês, para quem não conhece é a Biblioteca do Conhecimento B-On http://www.b-on.pt/ . Esta é um motor de busca nas revistas científica mais conceituadas do mundo. Porém, além de ser em inglês muitos dos artigos não estão de livre acesso, mas vale a pena tentar.

 

Cada universidade, por norma possui um repositório próprio, onde deixa o conhecimento científico. Facilmente se encontram vários.

repositorio.ul.pt/ ; repositorio.up.pt/repos.html ;repositorio-aberto.up.pt/ ; repositorium.sdum.uminho.pt/ ; repositorio-iul.iscte.pt/ ; www.uc.pt/fcdef/documentosbiblioteca/Bibliotecadigital/Repositorio ;

repositorio.bce.unb.br/ ; repositorio.esepf.pt/; etc…

 

Uma outra sugestão fácil de usar, porém o rigor científico depende de como se utiliza é a ferramenta http://scholar.google.com.br/ . É fácil e simples de utilizar, porém cabe a cada pessoa filtrar o essencial e importante.

Espero que tenha sido de ajuda.

Posts Relacionados: A importância da Psicologia ; Ser Psicólogo; Espaço Psicologia Free; O que não sabe sobre o Amor ; 6 Dicas para Educar com Limites

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói