Login / Logout

Blog & Notícias

12 Crenças Irracionais de Ellis

A forma como vimos a realidade define o nosso caminho para a Felicidade e Bem-Estar. Porém, a interpretação da realidade pode não ser a mais saudável, devido a algumas Crenças Irracionais.

Albert Ellis, construiu uma lista com uma série de crenças irracionais responsáveis interpretarmos a realidade de forma menos saudável, originando em alguns casos perturbações e doenças mentais. Vários técnicas e métodos da PNL (Ver PNL) tiveram origem neste pressuposto. O número de crenças irracionais depende das fontes, pois encontrei algumas versões distintas, mas vou descrever as que achei mais corretas:

1.É fundamental para um adulto ser amado por todos e em relação a tudo o que faz. 

Os outros apenas refletem o amor que nós sentimos por nós próprios. Encontre a sua essência, seja você mesmo, ame-se e sentirá que os outros o amam.

2.Há certos atos terríveis e as pessoas que os cometem deveriam ser severamente punidas.

Não existe bom nem mau, apenas perspetivas. O importante é ser justo e agir corretamente no presente, invés de basear os nossos comportamentos no passado.

3.É terrível se as coisas não são como nós queremos.

Se na vida e o mundo fossem sem novidades seriam horríveis. Como é bom quando somos surpreendidos ou quando nos fazem boas surpresas.

4.A nossa felicidade é imposta a nós por fatores exteriores: pessoas e acontecimentos. 

A felicidade vem do interior, é um hábito interno. A felicidade nada mais é, que estarmos bem connosco próprios e com o mundo e isso apenas depende de nós.

5.Se alguma coisa ou algo é perigoso e assustador devemos nos preocupar muito. 

As preocupações não nos adiantam nada sobre a solução do problema, por isso são dispensáveis. Se não podemos fazer nada para solucionar o problema, continuar a pensar nele é pura tortura. Melhor prevenir-se calmamente do que se preocupar loucamente.
6. É mais fácil evitar do que enfrentar as dificuldades da vida e responsabilidades pessoais.

Evitar as situações não elimina as dificuldades, não as resolve. Elas vão estar sempre no mesmo sítio, vão nos causar medo e ansiedade, Mas se as confrontamos, eliminamo-as para sempre, encontraremos tranquilidade.

7.A pessoa precisa confiar em algo forte e superior a si própria. 

Confiar em nós é mais importante que confiar em algo superior a nós. Nós é que tomamos as decisões da nossa vida. Embora em certos momentos possa ajudar, não é fundamental.

8. A pessoa tem que ser absolutamente competente, inteligente e bem-sucedido em todos os aspetos da vida.

Visto que o conhecimento está em constante mudança, é impossível em cada instante possuir o conhecimento necessário de forma a ser competente, inteligente e bem-sucedido em todos os aspetos da sua vida. Estabeleça prioridades. E não se esqueça de uma coisa, Errar é humano!

9. Se um acontecimento passado nos afetou, tem de continuar a afetar-nos. 

O passado pouco nos diz sobre o presente e o futuro. A perspetiva sobre o passado é que é importante. Transforme-o e interprete-o de forma positiva e servirá para construir um futuro melhor.

10. A pessoa tem que ter um controle absoluto sobre todas as circunstâncias e acontecimentos. 

É impossível ter-se controle que todas as circunstâncias e acontecimentos. Por mais que tente-mos, em qualquer acontecimento existe sempre uma parte que escapa ao nosso controle. Em qualquer instante existem uma infinidade de coisas que podem acontecer que escapam ao nosso controle. Mas isso não quer dizer que seja negativo, quantas vezes a vida nos prega surpresas positivas.

11. A felicidade humana pode ser alcançada através da inércia e da inação.

A felicidade tal como qualquer coisa na vida, deve ser conquistada. Sem plantarmos uma semente nada irá nascer. Devemos investir tempo, energia, esforço naquilo que para nós é mais importante.

12. A pessoa não tem controlo sobre as suas emoções e, portanto, não pode evitar sentir-se de determinada maneira. 

As emoções, tal como qualquer outra capacidade humana pode ser disciplinada. Mais importante e mais difícil de controlar que as emoções, é o ato respirar. Inspiramos 15 vezes num minuto, mas com treino e disciplina os mergulhadores conseguem ficar muitos minutos sem respirar.

E você, identificar-se com algumas crenças irracionais?

Temas relacionados: A Importância da Psicologia ; 6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Psicologia Clínica e a Relação Terapêutica ; Deus: Acreditar ou não Acreditar ; 9 Dimensões para Desenvolver a Criatividade

Autor: Jorge Elói

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

COPYRIGHT © 2021 · TODOS OS DIREITOS RESERVADOS