À medida que a sociedade se altera as competências essenciais vão-se alterando. Quais são então as competências atualmente valorizadas no mercado de trabalho?

Na teoria da evolução de Darwin, este afirma que “Os mais aptos serão mais bem sucedidos”. Esta afirmação poder-se aplicar em vários campos, um dos quais o mercado de trabalho e a procura de emprego.

Tal como é possível deduzir da teoria da evolução, por si só uma competência não é boa nem má, tudo depende das características que o meio exige. Isto é, por exemplo, uma pessoa pode ser muito inteligente, mas pensa trabalhar numa linha de montagem, essa capacidade/competência não lhe servirá de muito.

Logo as competências e conhecimento valorizado, depende não apenas da função do trabalhador, mas também da sociedade e da época.

A pergunta surge então: quais as competências e conhecimento essenciais, valorizadas atualmente?

As conclusões de um estudo do Grupo ManPower em 2011, entre aproximadamente 60 mil organizações, de inúmeros setores, sediadas em 41 países. Entre as competências mais solicitadas pelos empregadores são a capacidade de trabalho em grupo, de seguida as habilidades interpessoais, o entusiasmo e motivação, profissionalismo, atenção aos detalhes, competência de resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade, pensamento crítico e pensamento criativo.

Destacando as 5 principais:

Trabalho em grupo – Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir e aprender com os colegas e superiores. Não seja individualista, colabore e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos realizados em conjunto.

 

Habilidades interpessoais – Busque causar uma boa impressão, ser simpático, esteja disponível a colaborar, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça, agradeça.

 

Entusiasmo e Motivação – Automotivação e entusiasmo são indispensáveis a todo profissional, uma vez que o estimulam a cumprir, com qualidade e efetividade, suas tarefas, a engajar-se na realização destas e a manter um ambiente agradável. Motive-se!

 

Profissionalismo – Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se a desempenhar bem cada tarefa. Evite excesso de brincadeiras, fofocas e utilizar as redes sociais em demasia durante o trabalho.

 

Atenção aos detalhes – Ao entregar uma tarefa ou responder um email, fique atento aos erros de português, certifique-se que está tudo como solicitado.

 

Como é óbvio estas são as competências essenciais e transversais, valorizadas na sociedade atual. As competências exigidas para o sucesso vão-se alterando à medida que a sociedade se altera. Provavelmente as primeiras sociedades existentes, exigiam dos seus habitantes competências muito mais físicas, deveriam ser fortes e rápidos, para capturar mais animais e assim sobreviver.

Existem competências específicas associadas a cada profissão, além destas competências transversais.

E você, quais as competências que mais valoriza?

Artigos relacionados:  6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Programação NeuroLinguística ; Cérebro: Masculino Vs Feminino; ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; Marketing e Psicologia ; Marketing e Psicologia: 6 Pontos para Seduzir o Verdadeiro Decisor ; Como Definir Objetivos : Ferramenta SMART ; 8 Dicas para Gerir Melhor o Seu Tempo

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+