Actualmente sabemos, e está provado cientificamente,  que a mente influencia o corpo. Embora no passado existisse a crença que a mente e o corpo  seriam coisas separados, hoje percebemos que ambos fazem parte de um mesmo sistema, onde se existem interacções mutuas. Mas até que ponto a mente pode influenciar o corpo?

“O todo é mais que a soma das partes!” É um facto, uma evidencia! Quando os elementos interagem mutuamente, formam um sistema dinamico, o qual está longe de ser um conjunto de elementos isolados, é  muito mais que isso.

Até a uns seculos atrás acreditava-se que corpo é uma coisa e a mente e outra coisa, na altura nunca se pensou numa relação entre ambos. Actualmente, a ciencia compreende e aceita que a mente e o corpo, são apenas “um”. Ambos interacionam e se relacionam numa forma complexa e dinâmica.

Acredita-se cada vez mais, que existindo uma eventual hierarquia, a mente está a um nivel superior ao corpo. A interação faz-se em ambos os sentidos, porém a mente tem “prioridade”.

As doenças são então provocadas pela mente?

Não exactamente! Sabemos que existem uma serie de bactérias, virus, microbios, causadores de doenças. Porém, não é assim tão linear, já que umas pessoas parecem mais resistentes que outras. Assim sendo, o que fará umas pessoas mais resistentes que outras às doenças? A resposta é: a capacidade do sistema imunitario “defender” o organismo dos agressores. E de que depende a força do sistema imunitário? Varias coisas, genetica, biologia, alimimentação, mas essencialmente a Mente!

Assumindo que os microorganismos são responsaveis pelas doenças, existe ataques continuos ao nosso organismo a todo o momento, o corpo possui um “exercito” e “muralhas” que o protege. A maioria das variaveis como a alimentação, biologia, genética contribuem para a qualidade do “exercito” e das “muralhas”. Porém, a mente é responsavel pelas ordens! O que importa se temos “soldados” muito “fortes”, se estão “desmotivados”?

Um castelo é conquistado, não apenas pelo poder de ataque do inimigo, mas pelo poder de defesa do aliado. Tanto o inimigo, como o aliado são de certa forma responsaveis se um castelo for conquistado. Assim, a mente é cooresponsavel pelas doenças do corpo, mas de uma forma inconsciente.

As pessoas, depressivas, ansiosas, pessimistas, angustiadas possuem muito maior probabilidade te ficarem doentes. Emoções negativas, são como veneno para o corpo. E o que acontece quando se toma veneno durante muito tempo? Mesmo que este tenha pouca toxicidade, pode provocar lesões, danos irreversiveis.

 

Procure a felicidade, os sorrisos, os bons momentos, o corpo agradece! Obviamente que ninguem gosta de ficar doente, mas o que tem feito para se manter saudável? Sorrir é um começo! J

E você, permite-se ser saudável?