A Análise SWOT é uma ferramenta típica da área das organizações e do marketing, ela permite analisar o produto ou empresa de um forma simples e ao mesmo tempo eficaz. Mas o que é a analise SWOT?

A Análise SWOT ou em português a analise FOFA, é uma ferramenta extremamente útil, transversal a várias áreas de conhecimento e de ação. Ela está presente em áreas como a psicologia das organizações, gestão, o marketing, mas dado a sua simplicidade e flexibilidade podemos alargar a sua ação a muitas outras áreas.

A Análise SWOT permite elaborar um plano estratégico não apenas na gestão e no marketing das organizações. Mas dado a sua flexibilidade podemos aplicá-la a qualquer cenário, desde o desenvolvimento e criação de um projeto, até ao nível do marketing pessoal, em que os produtos somos nós próprios.

Análise SWOT, porquê SWOT? O nome SWOT deriva do inglês, são as iniciais de 4 importantes parâmetros: Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças), Strengths (Forças) e Weaknesses (Fraquezas).

Esta ferramenta foi inicialmente introduzida por Albert Humphrey por volta da década de 60, usada inicialmente para definir ou redefinir uma estratégia empresarial face a determinados ambientes externos. Contudo a sua origem não é unânime, entre vários possíveis criadores, destaca-se Kenneth Andrews com o seu livro: The concept of corporate strategy e Sun Tzu (à mais de dois mim anos) com o conselho “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ”

A análise SWOT permite analisar o ambiente interno e o ambiente externo. No ambiente Interno refere-se às Forças e Fraquezas, de que forma (positiva ou negativa) a organização, produto ou projeto se diferencia dos restantes concorrentes. Ao nível do ambiente externo, refere-se às Oportunidades e Ameaças, foca-se nas perspetivas de alteração e evolução do ambiente, como se antecipações do futuro se tratassem.

A presença destes 4 parâmetros, refletindo os dois ambientes, permite uma variada combinação e por consequência uma maior facilidade de tomar decisões.

Sabendo estes 4 parâmetros, os objetivos da análise SWOT são:

  • Maximizar os pontos fortes de forma a aproveitar as oportunidades ao máximo.
  • Maximizar os pontos fortes de forma a minimizar os efeitos das ameaças.
  • Criar e desenvolver estratégias, de forma a minimizar os efeitos dos pontos fracos, aproveitando as oportunidades.
  • Desenhar estratégias que contornem os pontos fracos e que façam face às ameaças.

A análise SWOT é extremamente importante e útil, porém deve ser complementada com estudo e análises internas e externas, para quando estivermos a análise SWOT, esta seja o máximo adequado à realidade. Como poderíamos saber as oportunidades, forças, fraquezas e ameaças, sem conhecermos a realidade interna e externa? Logo uma visão errada da realidade pode originar uma análise SWOT sem sentido e utilidade.

Recentemente a análise SWOT é aplicada também ao nível do marketing pessoal, propondo ao sujeito que avalie as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

E você, já fez a sua análise SWOT?

Artigos relacionados:  6 Passos para Maximizar o Potêncial de Empregabilidade ; Programação NeuroLinguística Cérebro: Masculino Vs Feminino; ; NeuroPsicologia: O Cérebro Humano ; Marketing e Psicologia ; Marketing e Psicologia: 6 Pontos para Seduzir o Verdadeiro Decisor ; Como Definir Objetivos : Ferramenta SMART ; 8 Dicas para Gerir Melhor o Seu Tempo

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+