Nos tempos actuais, existe uma enorme procura da “rapidez” e da “velocidade”. Tudo à nossa volta parece acontecer a um ritmo virtiginoso. O ritmo natural das coisas é negligenciado e inevitavelmente acelerado. As pessoas nos dias que correm esquecem-se que tudo leva o seu tempo.

Actualmente, as pessoas exigem resultados rápidos, hoje, já, se possivel ontem, esquecendo que tudo tem um tempo. Esta “exigência” encontra-se nas várias dimensões do ser humano, não apenas ao nível profissional, mas também ao nível relacional e até mesmo com si próprio.

Na natureza tudo tem o seu tempo. A flor tem o seu tempo de florescer. A lagarta tem o seu tempo para sair do casulo e transformar-se numa borboleta. O feto tem o seu tempo para nascer. O tempo é essencial em todos estes processos. Não existem tempos exactos, contudo existem mínimos que não podem ser violados, senão corre-se o risco do processo ficar permanentemente incompleto.

A Mudança não é excepção! Mudar também requer o seu tempo. Existem muitas váriaveis intervenientes, além de existirem mudanças de várias “ordens”. A chave para o início do processo de mudança é desejar a mudança, óbvio que nada acontece se não agirmos em conformidade com esse desejo.

A Mudança é um processo, o tempo que esta demora, depende não apenas do “nível de profundidade” que implica essa mudança, mas também das estratégias, competências, capacidades cognitivas da pessoa. Existirão mudanças que podem ocorrer num instante, enquanto outras podem levar dias, meses, anos ou mesmo nunca ocorrer.

Podemos comparar a mudança ao acto de plantar uma flor. O tempo que uma flor leva a florescer, depende do tipo de flor que plantarmos. Existem factores como a qualidade do solo e o clima que influenciam todo o processo. Neste caso a terapia pode ser vista como um fertilizante. Podem existir então bons fertilizantes e maus fertilizantes, além de poderem existirem fertilizantes especializados para determinadas flores. Mas não esquecendo que tudo começa com o querer plantar e agir em conformidade. Por melhor solo, clima e fertilizante que tivermos, nada irá nascer se não plantarmos nada.

Todo o caminho por maior que seja, começa por um passo. O desejo da mudança, agir para a mudança, é a chave de todo o processo. Seja persistente, tolerante e paciente, “Roma não se construiu num dia!”. A sua mudança pode ser instantânea ou levar dias, porém se continuar a desejar a mudança e a agir de acordo com essa vontade, ela irá acontecer.

E você, deseja mudar? Que faz para mudar?