7 Causas do “Xixi na Cama” nas Crianças

14 de julho de 2012 por: Jorge Elói

Fazer xixi na cama, é considerado por muitos pais um dos mais graves problemas de desenvolvimento do filho. Mas será assim tão grave? Qual é a origem? A criança tem culpa? Tem solução?

A Enurese ou fazer xixi na cama, é a emissão involuntária e inconsciente de urina, na maioria dos casos durante o sono. Não é considerado uma doença, mas sim uma disfunção. Tem tratamento, apesar de uma grande parte das crianças que possuem esta disfunção não ser tratada.

A Enurese, é algo considerado muito frequente até aos 5 anos de idade, visto que até esta idade acontece a 98% das crianças. Dos 5 aos 9 anos apenas 15% das crianças. Com 10 anos, ainda acontece a 10% das crianças. Também se verifica nos jovens adolescentes, com uma probabilidade de 0,5 a 1%. É ligeiramente mais frequente no sexo masculino.

7 Causas possíveis para a Enurese:

Problemas psicológicas – É inegável e é dos principais aspetos a ser tido em conta na enurese noturna. Crianças com problemas psicológicos, possuem um risco aproximadamente até 5 vezes maior de sofrer de enurese.

Fatores Genéticos – Estudos indicam a possível existência de predisposição genética para a enurese. Se um dos pais sofreu de enurese, o filho tem aproximadamente 50% de também sofrer. Caso ambos os pais sofreram de enurese a probabilidade de o filho vir a sofrer esta mesma disfunção sobe para 77%. Em gémeos idênticos, se um sofre de enurese, a probabilidade do outro sofrer também é de 68%.

Atraso da maturação do sistema nervoso – Alguns investigadores defendem que a enurese pode-se dever à falta de maturação do sistema nervoso e cérebro. À semelhança com outras capacidades e respostas do nosso organismo, a enurese pode dever-se à incapacidade do cérebro interpretar sinais de que a bexiga está cheia. Segundo os mesmos investigadores, a cura é espontânea, “Curando-se” com o aumento de idade.

O Sono – Esta teoria não é unânime, porém a estatística está do seu lado. Investigadores afirmam que as crianças com enurese possuem um sono “mais profundo” que as restantes, visto que apenas 8,5% acordam com barulho, contra 40% sem enurese.

Capacidade Vesical Reduzida – Estudos indicam que as crianças com enurese possuem a bexiga ligeiramente mais pequena que o “normal”. Assim dificultava a retenção da urina durante a noite, porém esta teoria também é muito questionada.

Músculo Detrusor – O músculo detrusor é o músculo da bexiga, responsável por expulsar a urina. Investigadores defendem, que à semelhança com outros músculos, ganhamos controlo gradualmente e progressivo sobre eles, até os conseguir dominar por completo. A enurese pode dever-se à incapacidade de controlar o músculo responsável de controlar a expulsão da urina.

Outros – A enurese está também associada a outras causas, como diabetes (mellitus), constipação, hiperatividade, disfunção neurológica, etc.

Por ser inconsciente e involuntário a criança, jamais deverá ser punida ou castigada. Visto que cada vez que ela faz “xixi na cama” já é por si um castigo para ela.

E você, conhece algum caso?

Posts Relacionados: A importância da Psicologia ; 6 Dicas para Educar com Limites ; Aprendizagem: 3 Regras para uma Estratégia Eficaz ; BIRRAS: 6 Conselhos Úteis ; Bullying: 5 Medidas Essenciais para a sua Prevenção e Controle; Hiperatividade e Défice de Atenção: Causas e Consequências ; Psicologia Educacional

Autor: Jorge Elói

Jorge Elói

facebooktwittergoogle plus

Residente no distrito de Leiria. Fundador e Criador do Espaço Psicologia Free. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação, Hipnoterapeuta Certificado, Certificado Internacional em Coach, Formador. Conhecimentos de programação e Webdesigner. Experiência na Área de Marketing e Comercial. Adora jogging, futebol, xadrez, aprender e uma boa conversa. Curioso, criativo e empreendedor!




Comentarios

4 Comentaram “7 Causas do “Xixi na Cama” nas Crianças”
  1. ester disse:

    Bom, a minha irmã tem vinte anos e ainda sofre com esse mal de fazer xixi na cama, mesmo tendo consciência não para, qual pode ser a causa?

    • Agradeço desde já o seu interesse e a sua interversão. Como sabe na psicologia cada pessoa é diferente, terá as suas características específicas, fazendo de cada pessoa única. Isto é, no que se refere a enurese noturna não infantil, de forma geral, ao nível psicológico, pode estar associado a ansiedade, instabilidade emocional, a reação a algum acontecimento stressante ou a aproximação de algum acontecimento que a mesma perspetiva como stressante, porém existem outros fatores a ter em conta como o biológico e orgânico, como descrevi no artigo. Contudo existe alguma informação que necessitaria para adiantar algo mais específico. Espero ter ajudado! Volte sempre e Obrigado pela sua Participação!

  2. Rosa disse:

    Tenho uma sobrinha de nove anos que todos os dias faz xixi na cama de duas a três vezes na noite ,gostaria de saber as causas e como evitar(tratar ?

    • Desde já agradeço a sua intervenção! Como descrevi anteriormente, fazer “xixi” é um sintoma de que algo não funciona como devia. A causa pode ser orgânica/biológica e/ou emocional/psicológica, dentro destas duas grandes origens, existem inúmeras origens possíveis. Tente perceber a frequência com que acontece. Tente perceber se está algum acontecimento ou estado mental associado. Tente compreender o significado que ela atribui a fazer “xixi” na cama. O sentimento depois de acontecer. Quanto mais compreender mais fácil será evitar, porém recomendo contactar profissionais na área. Obrigado por nos acompanhar! Estamos consigo!

Sair da Resposta