Cada vez mais, nos dias atuais é necessário fazer a diferença. Fazer diferente do que todos fizeram até aquele momento. Fazer como ninguém e ao mesmo tempo ser reconhecido. A esta capacidade chama-se criatividade. Ela está presente em todas as pessoas de sucesso, visto o sucesso se deveu por fazerem diferente.

Todas as pessoas possuem criatividade, porém em diferentes níveis. Esta capacidade está presente no processo de resolução de problemas e durante o quotidiano resolvemos inúmeros problemas. Contudo podemos ser criativos sem existir um problema. No momento que o homem descobriu o fogo, foi resultado de um ato criativo, porém não acredito que estivesse a resolver um problema.

A criatividade é pelo “EUREKA”, o chamado insight. Como tivesse-mos a fazer um puzzle, temos todas as peças encima da mesa e de súbito sabemos onde encaixam, todas elas. Assim sendo, visto que nos dias de hoje, a inovação, a diferença são necessárias não apenas dentro das empresas mas também, enquanto trabalhadores por conta própria.

Existem 9 grandes dimensões responsáveis pela criatividade cientificamente fundamentados, vou então nomeá-las e descrever como poder desenvolve-las.

Fluência– Capacidade para enumerar um grande número de ideias- Realize Brainstormings sobre os assuntos que lhe interessem. Tente produzir ideias sem serem censuradas. Escreva-as.

Originalidade– Competência de produzir ideias que se afastem do senso comum – Imaginar situações, objetos ou ideias diferentes das que existam. Tente imaginar diferente do que conhece.

Flexibilidade– Capacidade de produzir respostas pertencentes a diferentes domínios – Uma forma de promover a flexibilidade é dar várias respostas a uma mesma pergunta ou então escolher finais alternativos para as histórias que conhece.

Elaboração- Capacidade de por as ideias em prática- Tornar a ideia o mais completa possível. Teste-a. Faça-a passar provas. Quanto mais sólida for a sua ideia, mais fácil será convencer os outros que a sua ideia é boa e assim mais fácil pola em prática.

Motivação/Curiosidade– Capacidade de ultrapassar obstáculos- Deixe o pensamento livre. Todas as ideias têm ultrapassar obstáculos. Quanto mais “diferente” for mais obstáculos tem que ultrapassar.

Confiança– Capacidade de lutar contra o conhecido e aceite – Não se compare, nem se desvalorize. Tenha confiança em si e na sua ideia. Desde o momento que se tem a ideia até por em prática existem inúmeros obstáculos, físicos, sociais, culturais, dependendo da natureza da sua ideia. Portanto é necessário ter confiança no caminho que vai percorrer, porque sem confiança, não há futuro para a ideia.

Bom Humor– Capacidade de rir-se das coisas- Mantenha o bom humor. Rir minimiza censura nas ideias. Ao rir e rir-se das coisas, as ideias irão sair “purificadas” sem censura.

Imaginação– Capacidade de perceber algo que não está presente fisicamente- Redefina problemas. Tente manipular objetos mentalmente. Já o Einstein dizia “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Sensibilidade– Capacidade de encontrar falas ou lacunas- Liberte as emoções. Seja sensível ás lacunas de conhecimento. Pergunte-se o que falta aqui? Como poderia isto ficar melhor? E principalmente, como posso eu melhorar a vida às pessoas?

 

Estas são as 9 Dimensões essenciais às pessoas criativas, desenvolva-as e desenvolverá a sua criatividade. Cada uma delas está comprovada cientificamente que é fundamental para o processo criativo.

Considera-se uma pessoa criativa?

Posts Relacionados: A importância da Psicologia ; O que não sabe sobre o Amor ; Psicologia Clínica e Relação Terapêutica; 6 Passos para Maximizar o seu Potencial de Empregabilidade ; Dinheiro, uma boa motivação? ; Psicologia das CORES

Autor: Jorge Elói