7 Memórias do Ser Humano

25 de maio de 2012 por: Jorge Elói

O processo de memória humano é considerado o motor central da aprendizagem. Sem ele não poderíamos fazer novas aprendizagens nem ter acesso ao já aprendido, como o eu acontece com os casos de amnésia. Actualmente conhecem-se vários tipos de memória, muito distintos no processamento, função e área do cérebro associada.

Existem v√°rios processos de mem√≥ria, fundamentais ao funcionamento do humano normal, e sem eles n√£o conseguir√≠amos fazer a nossa vida normal. A mem√≥ria influencia in√ļmeros processos mentais complexos, como a linguagem, a escrita, a intelig√™ncia, a criatividade, etc.

A memória mais popular é a memória episódica, representa onde todas as nossas experiências ficam guardadas. Porém existem outros tipos, igualmente importantes de memória:

Mem√≥ria sensorial ‚Äď Onde o processo de intera√ß√£o com o mundo come√ßa, √© a capacidade de os nossos sentidos visuais e auditivos perceberem a informa√ß√£o, de forma a existir continuidade √† nossa perce√ß√£o. Esta memoria √© muito r√°pida (menos de¬† segundo), escapando muitas vezes, √† nossa consci√™ncia.

Mem√≥ria a curto prazo ‚Äď Tamb√©m chamada mem√≥ria de trabalho, refere-se √† informa√ß√£o relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo. As ordens do chefe ou as tarefas que fogem √† rotina. Esta pode durar entre segundo a horas. E

Mem√≥rias sem√Ęnticas ‚Äď √Č a mem√≥ria respons√°vel por arquivar a nosso conhecimento da realidade traduzido em palavras. A maioria dos casos de amn√©sia n√£o √© afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa chama-se ‚Äúmesa‚ÄĚ ou que o gato chama-se ‚Äúgato‚ÄĚ.

Mem√≥ria epis√≥dica ‚Äď Refere-se a onde guardamos toda a nossa experi√™ncia de vida. Lembrarmos de momentos passados deve-se √† mem√≥ria epis√≥dica. √Č a principal respons√°vel por novas aprendizagens. Vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a ele as vezes que desejarmos.

Mem√≥ria processual ‚Äď Onde guardamos, as aprendizagens mais ou menos autom√°ticas, fugindo √† consci√™ncia. Essencialmente aptid√Ķes e processos motores, como escrever ou andar de bicicleta. Ningu√©m pensa na sequencia de movimentos que temos de executar, para que consigamos andar de bicicleta, nem se consegue descrever atrav√©s de palavras como se faz. √Č algo autom√°tico, que foge √† nossa consci√™ncia, por isso n√£o precisamos de pensar para fazer. Alguns autores defendem ainda uma mem√≥ria muscular, como a sequencia de movimentos musculares na elabora√ß√£o de determinada tarefa, como lan√ßar uma bola, fazer uma drible, etc.

Memoria visual/auditiva ‚Äď Capacidade de retermos imagens ou sons a longo prazo. Especialmente desenvolvida em artistas, pintores, desenhadores ou m√ļsicos e cantores. N√£o √© dif√≠cil identificar uma imagem ou som conhecido, por√©m √© essencial uma boa memoria visual/ auditiva para conseguir reproduzir.

Mem√≥ria Priming ‚Äď Tamb√©m chamada de mem√≥ria de representa√ß√£o perceptual. Descoberta √† umas d√©cadas, e utilizada essencialmente nas neuroci√™ncias. A mem√≥ria Priming refere-se √† rede de conhecimento, que o nosso c√©rebro ativa perante um est√≠mulo, seja ele palavra, som, imagem, etc. Representa tudo o que associa-mos a determinado estimulo captado pelos nossos sentidos.

Sendo assim a memória é essencial na aprendizagem. Ela está presente na aquisição, manutenção e aperfeiçoamento de competências. Por isso, melhore a sua memória e melhorará muitas outras capacidades e competências. A memória está implicitamente relacionada com processos, como a linguagem, imaginação, criatividade, inteligência, etc. Exercite e cuide a sua memória, ela tornará uma pessoa melhor e mais competente.

 

Qual √© a sua ‚Äúmem√≥ria‚ÄĚ mais desenvolvida? Tem boa mem√≥ria?

 

Posts Relacionados: O que n√£o sabe sobre o Amor ; Psicologia Cl√≠nica e Rela√ß√£o Terap√™utica; 6 Passos para Maximizar o seu Potencial de Empregabilidade ; Dinheiro, uma boa motiva√ß√£o? ; Psicologia das CORES ; 9 Dimens√Ķes da Criatividade

Siga-nos no Facebook , no Twitter ou no Google+

Autor: Jorge Elói

 

Jorge Elói

facebooktwittergoogle plus

Residente no distrito de Leiria. Fundador e Criador do Espa√ßo Psicologia Free. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educa√ß√£o, Hipnoterapeuta Certificado, Certificado Internacional em Coach, Formador. Conhecimentos de programa√ß√£o e Webdesigner. Experi√™ncia na √Ārea de Marketing e Comercial. Adora jogging, futebol, xadrez, aprender e uma boa conversa. Curioso, criativo e empreendedor!


ÔĽŅ

Sair da Resposta